Vacinação contra gripe: DF ainda tem mais de 300 mil doses disponíveis

221

O Distrito Federal aplicou o equivalente a 73,03% das doses que recebeu para vacinar a população contra o vírus influenza. A capital federal recebeu 1.175.940 doses para vacinar um grupo estimado em 1.117.656 pessoas para a campanha deste ano, que iniciou em 12 de abril, aos grupos prioritários. A imunização está aberta para todas as pessoas com mais de 6 meses desde no início deste mês.
A enfermeira Fernanda Ledes, da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde, alerta: “A influenza é uma doença respiratória que, assim como a Covid-19, leva a internações e complicações à saúde”. Por isso, enfatiza, é necessária essa imunização para quem está no grupo elegível, bem como à população em geral.Até o momento, foram aplicadas 858.777 doses. Considerando somente quem faz parte do grupo de risco, a vacinação atingiu 53,09% dos indivíduos previstos para a campanha. O grupo dos professores foi o mais vacinado, com 74,6% de cobertura. A vacina contra influenza estará disponível em 99 pontos até o uso de todas as doses disponíveis.
Imunização contra influenza e Covid-19
A vacina contra a gripe protege dos vírus influenza A H1N1 e H3N2 e influenza B. Crianças menores de 6 meses e pessoas com história de alergia a doses anteriores estão contraindicadas. É importante ressaltar que na maioria dos casos as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem-toleradas.
A Subsecretaria de Vigilância à Saúde recomenda a vacinação contra influenza, mas orienta a população que vai tomar a primeira dose contra a Covid-19 a ficar atenta ao intervalo de aplicação entre os dois imunizantes. Quem tomou a D1 contra a Covid-19 deve aguardar um prazo mínimo de 14 dias para se vacinar contra a gripe
Se recebeu a vacina CoronaVac, é necessário aguardar o término do ciclo vacinal e tomar o imunizante contra a gripe somente 14 dias após receber a segunda dose. Com relação a quem já foi vacinado contra covid-19 pela Janssen, o período de espera é o mesmo.
No caso da AstraZeneca, que tem intervalo mais longo entre as doses – cerca de 90 dias –, quem tomou a primeira dose também deve esperar 14 dias para ser imunizado contra a gripe. A imunização deve ocorrer até 15 dias antes de receber a D2. Para quem já tomou a D2 da AstraZeneca e ainda não se imunizou contra a influenza, o período de espera para receber essa vacina é de 14 dias. (Com informações da Secretaria de Saúde)