SODF marca presença na etapa sudoeste da 2ª CDGTES

43

O Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF), representado pelo diretor Aroldo Pinheiro de Moura Neto, participou da etapa regional sudoeste da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CDGTES), que ocorreu em Taguatinga na última quarta-feira (29/05). O tema da Conferência deste ano é Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer.

Durante o evento, a deputada federal Erika Kokay afirmou que o SUS é um patrimônio da humanidade e, por isso, deve ser cuidado. “É fundamental que possamos valorizar os trabalhadores do SUS. Hoje, nós temos um déficit de mão de obra que deve ser suprido não com contratos temporários, pois a necessidade é permanente”, afirmou.

Para Abdiel Nunes de Andrade, chefe de transparência e controle social do DF, a temática abordada trouxe um olhar diferenciado ao trabalhador. “A saúde é feita por pessoas e para pessoas. Não adianta ter a melhor tecnologia se não houver pessoas que trabalhem bem e sejam saudáveis, e isso depende de um olhar para o trabalhador. O SUS não é uma necessidade apenas do usuário, mas principalmente da equipe”, declarou.

O presidente do SODF, Wendel Santos, realizou, recentemente, uma reunião com o Deputado Federal Reginaldo Veras para solicitar o apoio do parlamentar na nomeação de mais cirurgiões-dentistas aprovados em 2022, ampliação da carga horária para 40 horas dos profissionais interessados e a realização de um concurso para Técnico em Higiene Dental em 2025.

Iniciativa de Moção

Durante a etapa regional sudoeste da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CDGTES), a cirurgião-dentista Tatiana Degani Paes Leme Azevedo, lotada na policlínica de Taguatinga, apresentou a proposta de moção para que as equipes de saúde bucal, focadas na saúde da família e no atendimento secundário, atendam com a equipe completa.

“Tenho percebido nos meus pacientes, principalmente nas crianças, a doença cárie muito presente e em alta atividade. Os hábitos saudáveis são difíceis de serem incorporados pela família, dificultando a paralisação da doença, tornando o tratamento longo. A meu ver, é necessário o fortalecimento da atenção básica, por meio de equipes completas de saúde bucal para a estratégia saúde da família, com foco na promoção de saúde. Assim, a atenção secundária conseguirá resolver os casos mais complexos, contando com o apoio fundamental e próximo da atenção primária.  Dessa forma, ajudaremos mais pessoas e conseguiremos promover qualidade de vida”, afirma.

A doutora Tatiana atende odontopediatria e pacientes com necessidades especiais.

Iniciativa de Proposta 

Durante os debates, a usuária do SUS Elinalva Pereira Alves Meneses apresentou proposta de contratação de cirurgiões-dentistas e técnicos de higiene dental. Segundo ela, na Unidade Básica de Saúde do Recanto das Emas, as equipes estão incompletas, o que impede a conclusão do atendimento para dois de seus familiares.

“Tenho um autista e um neurodivergente em casa. Eles necessitam de um atendimento especial e de uma equipe completa. O dentista tentou atendê-los, mas não conseguiu devido à falta de técnicos e auxiliares. Por isso, apresentei essa proposta. Ela beneficiará a sociedade como um todo”, explica Elinalva.

Esta foi a primeira vez que a usuária participou da Conferência. De acordo com ela, todos deveriam participar, pois a oportunidade de ser ouvida e poder apresentar uma sugestão em uma Conferência traz melhorias para a saúde.