SODF participa da 91ª reunião ordinária da mesa nacional de negociação permanente do SUS

9

Na manhã desta terça-feira (03/12), o presidente do Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF), Wendel Teixeira, participou da 91ª Reunião Ordinária (RO) do pleno da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP/SUS). O evento contou com a Cerimônia de Adesão das Mesas Estaduais ao Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS (SiNNP/SUS), fortalecendo o diálogo entre trabalhadores e gestores.

A mesa de negociação é uma oportunidade fundamental para entidades como o SODF discutirem questões relacionadas aos trabalhadores do SUS, como carga horária, piso salarial, estratégias de melhoria para a população e os profissionais, qualidade de vida e outros temas relevantes.

“Era um sonho do nosso Sindicato a abertura da mesa de renegociação. Apesar de termos um espaço de diálogo com a Secretaria de Saúde, precisávamos de algo institucionalizado, que reunisse todos os sindicatos do DF para negociar com a gestão. Essa mesa representa um passo gigantesco para mudanças no SUS. Não há saúde sem trabalhador, pois somos nós que fazemos o Sistema”, destacou Wendel Teixeira, presidente do SODF.

Além do Distrito Federal, representantes dos estados do Espírito Santo (ES), Rio Grande do Norte (RN), Amazonas (AM) e Amapá (AP) também participaram do evento.

Temas Debatidos

Durante a manhã, o grupo discutiu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e seus impactos na Gestão do Trabalho e Educação em Saúde no âmbito do SUS. Também foram apresentadas as Diretrizes para a Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, Discriminação e Violências Relacionadas ao Trabalho, reforçando a importância de ambientes seguros e respeitosos para os trabalhadores da saúde.

Próximos Passos

Ao final do evento, foi realizado um balanço das atividades de 2024 e a definição do calendário de ações para 2025, com foco em fortalecer as negociações e garantir avanços para os trabalhadores do SUS.

O SODF segue firme na luta por melhores condições de trabalho e valorização dos cirurgiões-dentistas no sistema público de saúde.