Na manhã desta quarta-feira (04), um grupo de aprovados no concurso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), para o cargo de cirurgião-dentista participou de uma reunião com o conselheiro Manoel de Andrade, no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
O encontro foi motivado pela ausência da nomeação de 50 profissionais, prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, justificando-se pela alegada falta de orçamento por parte do Governo do Distrito Federal (GDF). O custo estimado para a nomeação desses aprovados é de aproximadamente R$ 690 mil.
Durante a reunião, o conselheiro Manoel de Andrade se comprometeu a buscar diálogo com o governo, para tratar da situação e buscar uma solução.
Nos próximos dias, o Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF) e a comissão de aprovados intensificarão as mobilizações para garantir que as nomeações dos 50 cirurgiões-dentistas previstos aconteçam ainda este ano.
Cenário Preocupante
Atualmente, o Distrito Federal conta com apenas 600 cirurgiões-dentistas para atender toda a população, resultando em uma fila de espera média de dois anos para alguns tratamentos. A nomeação desses profissionais é considerada essencial para reduzir a demanda reprimida e garantir um atendimento digno à população.
O Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF) segue acompanhando o caso de perto e reforça seu compromisso na luta por nomeações e melhores condições de trabalho.