DF terá vacinação volante para imunizar população sem internet

222

Governo do Distrito Federal (GDF) está com postos de “vacinação volante” contra a Covid-19 para imunizar a população considerada mais vulnerável e com dificuldade de ter acesso à internet e fazer o agendamento ou ao transporte público para se deslocar até os pontos de imunização. A informação foi dada durante a coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti nesta segunda-feira (21/6). De acordo com o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, o início dessa ação começou em Água Quente, no Recanto das Emas. E deve se estender a outras localidades mais carentes.

A partir do dia 30, a previsão é fazer a vacinação volante na Estrutural e na Fazenda Santa Luzia. O Sol Nascente e áreas de Brazlândia também receberão o serviço, em data ainda não definida.

A utilização dos postos de vacinação volantes foi a saída encontrada para atender a população que enfrenta problemas para fazer o agendamento. Metrópoles mostrou  as dificuldades que moradores dessas comunidades têm para conseguir agendar a imunização.

A Secretaria de Saúde também vai recorrer a rádios comunitárias e carros de som para convocar os moradores.
Grávidas e garis

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou ainda a inclusão dos garis nos grupos prioritários de vacinação. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) enviou lista à Secretaria de Saúde. A previsão é começar ainda nesta semana.

Mais cedo, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que a vacinação contra Covid-19 de grávidas e puérperas começará na quinta-feira (24). A declaração foi feita no Twitter, no início desta tarde.

O cadastramento para esse grupo começou às 15h desta segunda, no site vacina.saude.df.gov.br. Na quarta-feira (23), será aberto o agendamento, também às 15h.

De acordo com o governador Ibaneis, embora o Ministério da Saúde ainda não tenha enviado as doses específicas para tal público, o GDF remanejou 2,4 mil imunizantes não aplicados na semana passada.