EpiSUS abre inscrições para processo seletivo do nível avançado

23

Ao todo, são 12 vagas ofertadas, sendo seis afirmativas para pessoas negras, indígenas, quilombolas, transgênero e parceiros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de candidatos à 21ª Turma do nível Avançado do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), do Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro pelo site do EpiSUS.

Das 12 vagas, metade são afirmativas, ofertadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas transgênero e profissionais dos países parceiros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Podem se candidatar profissionais de saúde de nível superior interessados em desenvolver e aprimorar competências para atuação na saúde pública e profissionais de saúde da CPLP que se adequem aos pré-requisitos listados no edital. Demais informações devem ser solicitadas pelo e-mail selecao.episus@saude.gov.br.

O treinamento no EpiSUS-Avançado ocorre presencialmente em Brasília, com dedicação exclusiva durante dois anos. A carga horária de 3,6 mil horas é dividida entre 75% de atividades práticas e 25% de parte teórica, materializadas em módulos sobre epidemiologia e vigilância em saúde, dentre outros, na lógica de “aprender fazendo”.

Criado em 2000, o EpiSUS é um programa de formação de profissionais de saúde nas três esferas de gestão do SUS. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver competências em epidemiologia de campo, vigilância em saúde, investigação de surtos e demais eventos de saúde pública.