Momento Odontologia #112: Clareamento com produtos caseiros podem danificar a estrutura dos dentes

280

É cada vez mais comum encontrar na Internet receitas caseiras para diversas finalidades, entre elas a de clareamento dental. Mas será que essas receitas realmente funcionam? Os produtos utilizados podem causar algum dano aos dentes? Quem responde a essas perguntas no Momento Odontologia desta semana é a professora Fernanda Panzeri Pires de Souza da Faculdade de Odontologia da USP em Ribeirão Preto.
A professora Fernanda lembra que existe uma técnica cujo clareamento que é feito na casa do paciente, mas com indicação, orientação e supervisão do dentista. Entretanto, diz, clareamentos caseiros com produtos populares como a cúrcuma, carvão e uma série de outros que as pessoas acham que são clareadores, não funcionam. “Para existir clareamento é necessário o uso de um produto específico e o dentista é que tem conhecimento para indicá-lo.”
Fernanda alerta que esses produtos caseiros podem causar problemas na estrutura do dente. E a professora fala com conhecimento sobre esses problemas, pois seu grupo de pesquisa estudou a efetividade de três produtos que aparecem como clareadores caseiros, constantemente na Internet, a cúrcuma, a casca de banana e o carvão ativado, comparando-os a outros dois produtos, um dentifrício convencional que não tem ação clareadora e um clareador caseiro, supervisionado pelo dentista e à base de peróxido de hidrogênio. “Simulamos em laboratório a escovação com esses produtos e avaliamos diversas propriedades dos dentes após o uso de todos os materiais.”
Os resultados mostraram que os produtos caseiros não são eficientes para o clareamento. “Além de não serem eficazes, o carvão ativado pode causar o aumento da rugosidade do dente, já a cúrcuma e a casca de banana podem causar manchas nos dentes. A cúrcuma, que é de cor amarela e com muitos óleos essenciais, e a banana, que tem caroteno, podem causar um aumento na tonalidade amarela do dente.”
A professora enfatiza que um clareamento dental deve ser feito com produtos específicos e com orientação do dentista, que tem a formação e informação corretas para a indicação do tratamento. “Ele pode indicar o melhor produto, a concentração, o tempo de uso, de forma que ao final do tratamento os dentes fiquem numa tonalidade mais harmônica e natural possível.”
Para finalizar Fernanda lembra que o mais importante é a prevenção. “Deve-se escovar os dentes com regularidade e qualidade, usar fio dental e se for necessário um clareamento procure um profissional dentista.”