NOTA DE REPÚDIO

812

O Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF) vem a público manifestar seu profundo repúdio à campanha do Sindicato dos Enfermeiros do DF, que utiliza a frase “Quem produz mais não merece receber menos” como argumento para pleitear isonomia salarial. Consideramos essa abordagem desrespeitosa e ofensiva, especialmente para os cirurgiões-dentistas e demais profissionais de saúde.

A frase utilizada na campanha sugere, de maneira inadequada, uma comparação simplista entre as diferentes profissões da saúde, desconsiderando a complexidade e a importância de cada carreira no sistema de saúde pública. Todas as categorias profissionais têm suas especificidades, desafios e contribuições essenciais para o cuidado integral dos pacientes. Ao usar essa linguagem, o Sindicato dos Enfermeiros desvaloriza não apenas os cirurgiões-dentistas, mas também todos os outros profissionais que, diariamente, se dedicam ao bem-estar da população.

Reconhecemos o direito legítimo de qualquer categoria lutar por melhorias salariais e condições dignas de trabalho. No entanto, acreditamos que essa luta deve ser pautada pelo respeito e pela valorização de todas as profissões envolvidas na saúde, sem promover divisões ou conflitos desnecessários.

O SODF reitera seu compromisso com a valorização de todos os profissionais da saúde, bem como com a busca por melhorias salariais e condições de trabalho justas para os cirurgiões-dentistas. Contudo, não podemos aceitar que essa luta seja feita de forma a menosprezar outras categorias ou causar desarmonia entre os profissionais de saúde.

Esperamos que o Sindicato dos Enfermeiros do DF reveja sua campanha, adotando uma postura mais respeitosa e construtiva na busca por seus objetivos, em prol de um ambiente de trabalho saudável e cooperativo entre todos os profissionais que atuam na rede pública de saúde.

Atenciosamente,

Wendel Teixeira Santos

Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF)