Pazuello garante ao DF pagamento de leitos UTI Covid-19, diz Ibaneis Governador do DF afirmou que serão abertos, nesta semana, 130 leitos para atender pacientes com o quadro de saúde agravado pelo novo vírus LILIAN TAHAN,ISADORA TEIXEIRA

235

Enfrentando um dos piores episódios da pandemia de Covid-19, o Distrito Federal corre para aumentar o número de leitos de UTI. Nesse contexto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) conversou com o ministro da Saúde e disse, nesta segunda-feira (1º/3), que Eduardo Pazuello garantiu o pagamento dos leitos que a capital do país conseguir habilitar.

Ibaneis afirmou à coluna que a maior dificuldade tem sido a falta de oferta desses espaços especializados: “O problema hoje é que esses leitos não existem, e estamos trabalhando para criar. Leito de UTI demanda equipamentos, insumos e, principalmente, recursos humanos, os quais estão mais que escassos nesta crise nacional”.

O governador anunciou que, apesar das adversidades, serão abertos mais 130 leitos até o próximo domingo (7/3). Em despacho ao qual a coluna teve acesso, a Secretaria de Saúde informou ter colocado em operação 46 leitos de UTI Covid-19 entre a última sexta-feira (26/2) e esta segunda. A previsão é de que outras 175 unidades sejam liberadas até 12 de março.

Nesta segunda, Ibaneis se reuniu com representantes dos hospitais particulares para solicitar a ampliação de leitos contratados pela rede pública.